24 de jul. de 2011
Stella Artois: cerveja, sabor e marketing de sucesso
Muitas pessoas falam que beber Stella Artois é só status, e que na realidade ela é muito ruim...se você fala isso, é porque nunca bebeu Stella Artois.
A "Stella" (gosto desse nome não sei por quê? Rsrsrs) é uma cerveja Pale Lage belga super premium, de sabor balanceado e marcante, que surgiu em 1926. Suas origens, entretanto, são do ano de 1366, quando surgiu a cervejaria Den Hoorn, na cidade de Leuven, no interior da Bélgica. Em 1717, Sebastian Artois adquire as instalações da cervejaria mudando seu nome para Cervejaria Artois. Em 1926, para comemorar o Natal daquele ano, a cervejaria lança uma edição limitada e especial da cerveja Artois, mais clara que as demais, ao qual foi dado o nome de Stella (estrela em latim), um dos símbolos natalinos. Mas, quem queria que ela parasse de ser fabricada?
Essa característica de cerveja especial torna Stella Artois um objeto de desejo entre seus fiéis consumidores. A sensação de prazer que esta cerveja causa foi percebida não só no paladar dos consumidores da cerveja gourmet, como também pela observação atenta dos profissionais de Marketing que cuidam do posicionamento da marca. Desde seu slogan, “Reassuringly Expensive”, até as campanhas de promoção, tudo relacionado a Stella Artois tem uma característica atraente e elegante.
O interessante das propagandas e ações promovidas pela Stella Artois é a fuga da velha estratégia de promoção de cervejas: mulheres bonitas e propagandas engraçadinhas. Ela recorre ao sofisticado, e até quando a propaganda tem uma vertente humorística, é muito bem dosada. Além disso, ela inova também na linha de produtos (como a Stella Artois Cidre e a Stella Artois Black) e no design diferenciado de suas garrafas (como a garrafa comemorativa de Ano Novo) deixando seus fãs ávidos em consumir as novidades. Vejamos algumas ações:
1. Garrafa edição limitada para o Ano Novo:
No formato de uma garrafa de champagne, rotulada com sleeve e fechada com rolha, gabieta e capuz, essa edição especial de Stella celebrou a história da marca, que começou a partir de uma edição no Natal de 1926, na Bélgica. A embalagem especial fez parte de uma ação global lançada em vários países do mundo como Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Argentina, Rússia, Canadá, entre outros. No Brasil, ela só estava à venda em São Paulo (que pena!). O comercial, exibido nos canais de TV por assinatura, mostrou uma competição de esculturas de gelo animadíssima!
2. Stella Artois Cider: Le President
Mantendo a característica principal de sua comunicação, o ar retrô da década de 1960, a agência Mother criou um comercial com para promover o lançamento da Stella Artois Cider no Reino Unido (o Brasil ainda não foi agraciado com este lançamento...ainda). A produção é da Park Pictures com direção de Joachim Bach e pós produção da MPC. Produto novo, humor na medida certa e muito charme são as principais características do vídeo.
3. Stella Artois Black: The Black Diamond
Essa, para mim, é uma das melhores campanhas da Stella Artois. A marca apresenta em Londres, entre 03 de julho e 01 de setembro, a chamada The Black Diamond, uma experiência/imersão teatral criada pela Mother de Londres.
Para quem nunca ouviu falar, teatro de imersão é um termo relativamente recente, onde os espectadores são convidados a participar de um espetáculo. Dois amantes, um diamante, um ladrão e uma sina. Amor, decepção e desejo. O enredo reúne esses elementos, como se fosse um filme noir francês dos anos 1960. Os espectadores participam das cenas como se fossem atores. Isso acontece tanto nos pubs londrinos Shoreditch onde os consumidores que quisessem participar se cadastravam no site www.stellaartois.com/black/ para receber os ingressos. Para quem não puder assistir ao vivo, pode ver uma apresentação simultânea pelo site.
Falar de Stella me deu vontade de tomar uma, duas, três...pelo paladar ela é uma delícia e recomendo! Pelas ações de promoção, a agência Mother está de parabéns. Stella Artois faz meu sangue ferver.
Delicie-se!
Postado por
Unknown
Marcadores:
açoes,
bebida,
belga,
bélgica,
cerveja,
cerveja belga,
marketing,
promoção,
propaganda,
stella,
stella artois

Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Já bebi Stella Artois...não gosto de Stella Artois.
meu amigo, essa estoria que vc escreveu ta tudo escrito aki na garrafinha que eu to bebendo agora e o que eu tenho pra te dizer é que eles podem ate usar a agua do rio do paraiso que mesmo assim o importante é o resultado final e essa cerveja é ruim demais eu so não vou jogar o resto fora porque foi caro mais é muito ruim!
Postar um comentário